Imagem do mês

Imagem do mês

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Egocentrismo nos primeiros anos é normal.

Compartilhar

Difícil observar uma criança que divide ou empresta seus brinquedos a outra sem a intervenção de um adulto. Se você tem filhos pequenos sabe como é. Às vezes ficamos até sem graça diante da cena. Mas não se preocupe. Isso é natural. Toda criança é um tanto egocêntrica nos primeiros anos de vida. Ela vai mudando o comportamento à medida que o tempo passa. Nesse sentido, sabemos que o ambiente onde a criança vive exerce forte influência. Nele ela aprende a ser mais sociável, capaz de se relacionar e partilhar com o outro. Aprendem a dividir e agir cooperativamente.  Depois da família, a escola tem importante papel nessa formação. O Projeto Educando com o Coração, desenvolvido pela Professora Maria Zildomar, estimula atitudes relacionadas ao compartilhar tanto nas atividades diárias como nas brincadeiras. Este foi um momento especial onde cada criança trouxe um doce para dividir com os colegas. Olha que doce, para criança, é difícil dividir, não é? Mas deu muito certo.






7 comentários:

Anônimo disse...

Foi exatamente isto que eu quis dizer quando comentei que alguns profissionais se preocupam mais com o cuidar do que o educar. Os professores e educadores fazem as vezes dos pais (são 8 horas diárias, estou certo?). Mais do que entender que o egocentrismo é normal, é preciso saber como direcionar a criança nesta fase pela qual elas passam(e todos passamos). Muito legal essa atividade desenvolvida por esta professora.
E o prato ficou repleto, não é?
Adorei, professoras!
Gustavo

Fernanda disse...

Ei, essa atividade foi muito boa. As crianças dividiram tudo sem fazer "bico" e realmente os pratinhos ficaram cheios. A tia Zildo conduziu tudo muito direitinho. Foi uma tarde muito gostosa!

EQUIPE MILENA BONFIM disse...

Muito interessante debater este tema, precisamos estudar mais para entender nossos baixinhos, abraços

Anônimo disse...

Cristais: pequenos, preciosos e precisam ser lapidados.

Escola Municipal Luiz Vaz de Camões disse...

Interessante perceber como o entorno da criança faz toda diferença!Parabéns a professora pelo projeto!

EQUIPE MILENA BONFIM disse...

Zil, um beijão amigaaaa

CMEI AGADIL CABRAL disse...

Clau, bacana ver como as professoras e educadoras se preocupam com o bem estar dos pequenos. Precisamos mesmo fazer nosso melhor por eles sempre.

Postar um comentário