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Conheça nossos Projetos

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

RUTH CROCETTI BAKA

Estrada Velha dos Correias -  S/Nº - CEP 83.206-250

PARANAGUÁ - PR

3420-2876


Diretora: Érika

Coordenadora: Janete


Berçário A

Alunos: 10

Educadoras / Monitoras: Alessandra / Karina 

Estagiárias: Helena / Gislaine

 Berçário B

Alunos: 09

Educadoras / Monitoras: Cinthia / Rosângela

Estagiárias: Cláudia

 Berçário C

Alunos: 11

Educadoras / Monitoras: Maraísa / Bethânia / Michele

Estagiárias: Pauline

 Maternal I – Integral

Alunos: 19

Educadoras / Monitoras: Regiane / Elisabete / Sandra

 Maternal II - Integral

Alunos: 16

Educadoras / Monitoras: Josislaine / Cristiane


Maternal II - Parcial

Alunos: 18

Professoras: Fernanda / Zildomar

 Pré I - Parcial

Alunos: 16

Professoras: Maria Alves / Zildomar

 Professoras responsáveis pelos projetos:

 Meio Ambiente: Francielle

Educando com amor: Zildomar


Professora  de Informática ( Mídias Integradas na educação) :

Claudinale da Silva Ramos




Oficina – Cantinho da Leitura


Introdução 
Estimular o trabalho com literatura na escola é também promover a aprendizagem que serve como base para a formação de cidadãos participativos e atuantes na sociedade, sendo questionadores e transformadores do meio em que vivem.
Para que o aluno seja envolvido com a leitura, o professor deve ser o referencial para seus alunos sendo capaz de vivenciar, junto com a turma, a história.

 Justificativa
Desde que a humanidade passou a conhecer a escrita, a forma de contar e escrever histórias passou a agregar diversos significados que envolvem tanto quem as ouve quanto quem as produz. Partindo desse pressuposto, podemos afirmar que a história encanta não só as crianças, mas também os adultos.

Assim sendo, faz-se necessário despertar na criança o interesse pela literatura cabendo aos adultos favorecer a intimidade das crianças com a leitura dos textos voltados para o público infantil. Desta maneira, estaremos estimulando o imaginário infantil de forma a proporcionar para a criança as condições necessárias para o desenvolvimento emocional e afetivo favoráveis.

Isto só se torna possível por meio do contato contínuo dos pequenos com os livros desde cedo e promovendo sua participação efetiva em atividades de leitura e contação de histórias.

 Objetivos
- Despertar o hábito da leitura e de ouvir histórias;

- Levar o aluno a usar e ampliar sua imaginação;

- Familiarizar as crianças com as histórias infantis;

- Incentivar o aluno a reproduzir, oralmente, a história ouvida podendo modificá-la a partir de seu conhecimento de mundo;

- Manusear material impresso junto com o adulto

- Mostrar ao aluno que a leitura é fonte de prazer e entretenimento.

- Perceber a diferença entre desenho e escrita;

 - Incentivar nos alunos o gosto pela leitura;

- Levar o aluno a diminuir suas ansiedades e seus medos por meio das personagens das histórias que possuem afinidades com eles.






Projeto – Educando com o coração

Regras de convivência 

Introdução
O Projeto Educando com o Coração - “Regras de Convivência” está sendo desenvolvido visando aprimorar os valores morais que são indispensáveis na interação do ser humano. Aborda todas as regras de convivência que as crianças precisam assimilar para uma convivência social saudável.

Entre outros temas, abordamos: amor, autoestima, obediência, solidariedade que já estão sendo colocados em prática pelas crianças.
Justificativa
Considerando a necessidade do resgate de valores que a sociedade apresenta, procuramos introduzir, desde cedo, esses importantes conceitos que são prioritários para uma boa formação.
Objetivos
- Resgate da estima e da identidade;
- Perceber o amor nas pequenas coisas do dia a dia;
- Associar à obediência aos resultados positivos obtidos por meio desta;
- Mostrar a importância da partilha;
- Desenvolver, de forma lúdica, estratégias que motivem a solidariedade;
- Contribuir com seriedade na formação escolar da criança sem negligenciar o papel de educar, haja vista, acreditarmos na construção de uma sociedade calcada em valores mais humanos, entre outros.


Projeto - Meio Ambiente
                                                 O futuro em nossas mãos 

Introdução
Na atualidade, uma série de alterações na natureza vem modificando drasticamente o planeta. O clima está fragilizado, a poluição se expande a cada dia, as enchentes se tornam cada vez mais avassaladoras, a seca, em algumas regiões, sobretudo no Nordeste do Brasil, tem causado a perda de muitas vidas, enfim, a situação é caótica, prejudicial ao habitat e a toda forma de vida.

Conforme a Fundação Victor Civita (2002), um fator agravante do caos instalado é a grande quantidade de lixo, que descartado pela sociedade, amontoa-se nas ruas, junto às casas, vão parar nos rios ou em lixões que não apresentam qualquer mecanismo de proteção ao solo, às águas, ao meio ambiente. Essa falta de cuidado, de controle e de tratamento do lixo, provoca drásticos resultados à natureza e a vida, por causar enchentes, doenças, poluição, destruição da fauna e da flora, enfim, por criar um grave problema de saúde pública, social e ambiental.

 Justificativa
Estamos vivendo um período em que nosso planeta pede socorro devido a utilização indevida dos recursos naturais. Através da mídia, somos informados de grandes catástrofes decorrentes destes maus hábitos dos seres humanos. Temos acompanhado a movimentação mundial acerca de ações que privilegiam uma mudança de comportamento para melhorar as condições do lugar em que estamos.
Diante da caótica situação pequenas atitudes, como o reaproveitamento de alguns materiais (sucatas) tais como: latas de alumínio, vidro, papel, latas de aço e plástico, podem colaborar para a proteção, a preservação e a conservação do meio ambiente.
Para isso, faz-se primordial uma mudança de comportamento e principalmente o despertar de uma nova consciência. E a escola, por sua vez, como uma instituição que tem como objetivos ensinar a cidadania, a cooperação, o respeito e incitar a conscientização, ocupa um lugar de destaque na luta contra a degradação ambiental, que deve iniciar na Educação Infantil, sendo o trabalho com sucata uma ferramenta que além de proporcionar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, possibilita novas formas de entender a realidade e a construção de conhecimentos e valores sólidos.
Assim, acreditamos que tais modificações devam fazer parte da rotina dos cidadãos, desde a Educação Infantil para que possam ser solidificadas em suas práticas ao longo de suas vidas.

 Objetivos
- Mostrar ao aluno a importância do uso da água no nosso dia a dia evitando o seu desperdício;
- Oferecer aos alunos a possibilidade de apropriar-se de conhecimentos sobre a água, sua importância para o planeta e para a saúde, ajudar a preservar esse recurso natural, evitando o desperdício e o uso indevido;
- Mostrar ao aluno as conseqüências do uso indevido deste recurso natural;
- Mostrar ao aluno a importância de “jogar o lixo no lixo”;
- Mostrar ao aluno
- Despertar no educando a consciência da necessidade da proteção, preservação e conservação do meio ambiente e a consciência dos problemas gerados, pelo lixo e pelo consumismo desenfreado da sociedade;
- Demonstrar ao educando a possibilidade de discussão e intervenção nas ações humanas;
- Desenvolver no educando a noção de agente transformador do ambiente;
- Promover ao educando o desenvolvimento emocional, intelectual e de valores éticos;
- Oferecer uma aprendizagem prazerosa e significativa;

Oficina Pequeno Artesão

 Introdução

Para a criança que está enfrentando o desconhecido mundo dos adultos, faz-se necessário instrumentaliza-la para que possa conviver com este ambiente de maneira adequada. A produção artística permite à criança expressar sentimentos e emoções que ainda não é capaz nem de verbalizar nem de compreender. A arte vem de encontro às necessidades infantis de ser compreendida e aceita dentro de suas limitações.

 Justificativa
A oficina de arte, além de estar comprometida com aspectos emocionais e comportamentais dos alunos, tem a função de ser um momento em que as crianças poderão se expressar, com ou sem orientação do adulto, na forma das diversas produções que o ambiente artístico permite. A criança que vivencia ambientes em que as atividades artísticas são valorizadas tende a ser adulto com maior facilidade no enfrentamento dos desafios diários.
Objetivos
- Aprimorar coordenação motora ampla e fina;
- Promover a socialização das crianças;
- Estimular a criatividade;
- Identificar cores;
- Estimular a imaginação;
- Expressar emoções e sensações




Centro Municipal de Educação Integral “Ruth Crocetti  Baka”

Estrada Velha dos Correia, s/nº

Paranaguá – Paraná



PROJETO: TREINAMENTO DE HABILIDADES ESSENCIAIS

Objetivo: tornar a criança capaz de identificar perigos e vantagens de algumas decisões diante de objetos e situações do dia- a- dia.

Justificativa: Esta ação pedagógica tem a finalidade de ensinar a criança como enfrentar , de forma segura, os desafios cotidianos do mundo de hoje. Numa abordagem simples e de forma lúdica, os alunos verão os resultados das suas escolhas tanto no manuseio de objetos como no trato com estranhos  e na questão de segurança em casa e no trânsito.
Público alvo: Dezessete alunos do Pré I com idade entre 4 e 5 anos.

Recursos: Computadores, CD-Rom,

Cronograma: Dezesseis temas serão trabalhados divididos em quatro semanas comtemplando duas aulas ( 50 minutos) cada.
Estratégia:

1ª semana:
Ao alunos serão levados a sala TV/vídeo onde farão o reconhecimento dos equipamentos: mouse, teclado, monitor. Fazê-los manusear  e observar a sua coordenação motora. Após esse primeiro passo, ligar o programa e deixá-los a vontade para descobrir como funciona. Segundo passo é fazê-los ouvir as instruções que serão passadas pelo próprio programa a medida que avançam no cumprimento das etapas.

Tema da aula 1:Água quente e aparelhos elétricos
Tema da aula 2: Comida e Cadeirinha de segurança no carro:

2ª semana:
Tema da aula 3: Estranhos, Fumaça e fogo;

Tema da aula 4: Higiene pessoal e Janelas altas;

3ª semana
Tema da aula 5: Objetos afiados e cortantes e Objetos em lugares altos;

Tema da aula 6: Panelas na cozinha e Proteção contra raios ultravioletas;

4ª semana
Tema da aula 7: Tomadas elétricas e Vidros no armário do banheiro;

Tema da aula 8: Visitas ao shopping e outros lugares de diversão.

Ao final de cada aula/tema as crianças deverão ser capazes de relatar os perigos e as vantagens que algumas escolhas lhe proporcionaram.

Os temas propostos estão ligados de maneira interdisciplinar, possibilitando várias outras atividades fora do computador. Nas artes, na Comunicação, na Expressão corporal e outras.

 Referências:
Sistema Expoente de Ensino  - Segurança para crianças
CD-Rom Max chega à Terra

 Professoras responsáveis pela realização do Projeto:
Professora Claudinale da Silva Ramos e Josislaine Rodrigues da Costa











Projeto

Pequenos Capoeiristas

APRESENTAÇÃO



             O Projeto “Pequenos Capoeiristas” foi elaborado pela equipe do Grupo Abadá-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira) na cidade de Paranaguá litoral do estado do Paraná, sob coordenação do Graduado Lampião (Prof. Rafael Miquiline), e a supervisão do Instrutor Matraca (Luis Paulo) coordenador do Grupo Abadá-Capoeira na cidade Curitiba, e que será executado com objetivo de valorizar a prática da arte da Capoeira, uma das mais antigas e populares manifestações culturais do Brasil, e que tem o título de Patrimônio Nacional. Através da inclusão social, o projeto será desenvolvido através de oficinas, recreações próprias para essas idades.


CAPOEIRA PEDAGÓGICA


Para as crianças de 03 a 06 anos, uma forma lúdica de ensinar a Capoeira através de brincadeiras e músicas para os pequenos capoeiristas. As aulas terão duração de 20 a 40 minutos para essa faixa etária, sendo uma vez por semana com no máximo 20 alunos por turma.


MOVIMENTOS ADAPTADOS

 No início do trabalho com crianças sentiu-se a necessidade uma nova forma de ensino que fosse condizente com as idades destinadas, notava-se que as “tias” da sala de aula, tinham uma linguagem diferenciada para cada nível do ensino infantil e isso acontecia em função da maturação biológica.

Assim, mais uma vez buscamos leituras e até mesmo profissionais das áreas de fisioterapia, psicopedagogia, música, dança, afim de adaptar uma metodologia de ensino da Capoeira para crianças em idade pré-escolar. Essa metodologia deveria, além de respeitar a maturidade, também fazer com que o aprendizado acontecesse de um jeito brincado e prazeroso sempre primando pela integridade física da criança e pelo lúdico que tanto faz parte do mundo infantil e que o adulto teima em destruir erroneamente e cada vez de forma mais precoce.

O Educador precisa lembrar que a criança que conhece e gosta da Capoeira ainda na pré escola muitas vezes é o adolescente ou o adulto que o procura na academia buscando praticar um esporte do qual só teve boas impressões e daí o motivo de ser fundamental perceber que na pré escola, além de tudo, a criança adquiri gosto pela Capoeira.

Por fim vale lembrar das três coisas mais importantes quando se ensina Capoeira na pré escola: Brincar; Brincar; Brincar.


EXECUTANDO OS MOVIMENTOS

No trabalho com crianças em idade pré escolar o conceito de defesa é um pouco diferente do adulto em que o movimento é feito por reflexo no instante do ataque.

A criança percebe o ataque de forma mais lenta e quase sempre deixa de se defender, o que por muitas vezes faz com que ela se machuque por não ter tido tempo para defesa.

Então na Capoeira adaptada, a criança executa primeiro o movimento de defesa ou a esquiva para só aí sei coleguinha executar o movimento de ataque, ou seja, um ataque nunca acontece sem que a outra criança queira ser atacada e se isto ocorrer é porque a defesa já estará pronta é nesta espécie de jogo combinado que a capoeira infantil acontece.

Ex:
PANDEIRINHO PEDAGÓGICO

Este é encontrado em lojas de 1,99 ou o podemos fazer o pandeirinho ecológico, no qual utiliza-se materiais recicláveis, como,  vazinhos, de plantas, tampinhas de garrafas de vidro, arame cozido, etc.


VIVÊNCIA CORPORAL COM OS PANDEIRINHOS

Então veja algumas sugestões:

ü  Futebol: uma criança faz a trave com as pernas ou de qualquer outra forma e a outra chuta o pandeirinho para fazer o gol.

ü  Todas as crianças com um pandeiro na cabeça andando pela sala de braços abertos tentando não deixá lo cair.

ü  Imitando tartaruga com o pandeiro nas costas.

ü  Formula 1 o pandeiro vira o volante e as crianças imitam o som do carro.

ü  Pandeiros no chão dispostos em fileiras e as crianças passam por entre eles em zig zag.

ü  O caranguejo com o pandeiro na barriga sem deixar cair.

ü  Pandeiros espalhados no chão e as crianças correm em todas as direções desviando deles.



O objetivo maior é fazer com que a criança conheça seu corpo e seus limites de varias formas através da exploração propiciada pela movimentação corporal.


O BERIMAU ALTERNATIVO E SEUS ACESSÓRIOS

·         Verga: 1 cano de PVC de luz rígido
      ·         Dobrão:  pedras de rio achatada

·         Baqueta: madeirinha fina como um agulha de tricô
      ·         Caxixi: embalagem de yakult
     ·         Cabaça: garrafa de PET de 2L cortada um pouco antes do meio para que possam servir de caixa de ressonância

·         Arame: aço tirado de pneus de automóvel



























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4 comentários:

Anônimo disse...

Adoreii o Blogger Parabéens a Equipe CMEI RUTH CROCETTI BAKA...

BEIJOS PAULINE PLOGUER..

zildinha disse...

Claudinale seu blog está fantástico...parabéns pra você por essa iniciativa...muito bom.

CMEI Ruth Baka disse...

A iniciativa é realmente minha, mas o blog é nosso, amiga. Sinta-se em casa!

Fernanda disse...

Amiga, cada dia que passa, fuço mais e gosto mais. Parabéns pelo lindo trabalho. Você tem jeito para a coisa. Alguém já havia dito isso a você?!rs

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